Publicado em 19/01/2024 13:00
Nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, o Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região completa 88 anos de história.
Fundado em 1936, o sindicato possui décadas de dedicação não apenas à luta da categoria bancária, mas também uma longa história de defesa dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.
Desde sua fundação, o sindicato atravessou por diferentes momentos do país, e se por um lado teve suas atividades travadas pelo governo militar, por outro, enfrentou a ditadura através de greves históricas. O presidente do sindicato, Rafanele Alves Pereira ressalta a importância da entidade em momentos históricos. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa entidade que está entre as mais antigas do Brasil. Ao longo da história tivemos momentos marcantes como a conquista da jornada de seis horas e o enfrentamento à ditadura”.
Hoje, com o avanço da tecnologia e as rápidas transformações no mundo do trabalho, o sindicato continua presente nas ruas e na luta pela defesa do emprego bancário e pela garantia de direitos. “As mudanças estão muito avançadas, mas nossa luta continua. Temos uma convenção que vai de norte a sul deste país, demonstrando a força da categoria”, completou.
O presidente lembrou ainda que 2024 é ano de negociação. “Em breve começam nossas reivindicações e todos os anos enfrentamos bravamente as dificuldades. Tenho muito orgulho em fazer parte desse enfrentamento ao sistema financeiro e de estar à frente de uma entidade com 88 anos de existência”, concluiu.
O sindicato seguirá representando e defendendo os interesses trabalhistas e econômicos de trabalhadores e trabalhadoras para possibilitar a democratização dos direitos. É através da luta organizada que se faz um sindicato forte, capaz de fazer negociações, manter direitos adquiridos e colaborar com a solução de problemas enfrentados pela categoria.
Seguimos juntos nessa batalha!