Publicado em 19/11/2024 17:44
O dia 20 de novembro é dedicado à Consciência Negra. A data remete à história de Zumbi dos Palmares, tem como objetivo dos movimentos negros dar visibilidade à luta antirracista e até 2023 era considerado feriado em apenas seis estados. Agora, passa a ser comemorado em todo o país após a sanção da Lei nº 14.759, em dezembro de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A data foi escolhida porque foi em 20 de novembro de 1965 que morreu Zumbi, também chamado de Zumbi dos Palmares, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. Escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão, Zumbi dos Palmares, que nasceu na então Capitania de Pernambuco, região que hoje pertence ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas, foi assassinado durante uma batalha contra as forças da Coroa Portuguesa, teve a cabeça cortada, salgada e exposta pelas autoridades do Pátio do Carmo, em Recife. O objetivo da exposição foi desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.
A luta de Zumbi dos Palmares é lembrada no Dia Nacional da Consciência Negra para conscientizar a população negra e a sociedade em geral sobre a força, a resistência e o sofrimento que o povo negro viveu – e vive – no Brasil, desde a colonização.
Além disso, também se debate na data a importância do povo e da cultura africana no Brasil, com sua influência no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia entre várias outras áreas.