Publicado em 25/03/2025 08:19
Sindicatos, realizaram, na semana de 17 a 23 de janeiro, atividades em agências e departamentos administrativos da Caixa Econômica Federal e nas redes sociais para ampliar o apoio ao abaixo-assinado “Saúde Caixa – 300 Mil Vidas Pedem Atenção”, criado pela empregada aposentada, que milita em defesa do Saúde Caixa, Bete Moreira. Os atos são parte da campanha “Queremos Saúde, Caixa”.
“A Bete é uma empregada aposentada, que não é vinculada a entidades sindicais. Ela milita voluntariamente em defesa do plano de saúde do pessoal da Caixa. Nosso apoio ao abaixo-assinado é o apoio a esta luta, que não é só dela, é de todos nós, empregadas e empregados da Caixa”, explicou o diretor da Contraf-CUT e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Rafael de Castro. “Todos nós queremos que a Caixa melhore a qualidade da rede credenciada e questões operacionais do plano, para melhorar o atendimento aos usuários e prestadores de serviços que atendem pelo Saúde Caixa.
“Também queremos que o banco altere seu estatuto, para que possa cumprir com o que define nosso Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o custeio do Saúde Caixa”, completou a empregada da Caixa e secretária de Formação da Contraf-CUT, Eliana Brasil.
“Nossa ideia é unir todas as entidades, de representação e associativas, das empregadas e empregados em torno das iniciativas que reivindicam a melhoria do atendimento do Saúde Caixa e o fim do teto de custeio da Caixa com a saúde de seu quadro de pessoal. Precisamos estar unidos, somar forças, para atingirmos nosso objetivo”, completou Eliana, ao lembrar que o ACT do Saúde Caixa prevê que o banco arque com 70% dos custos do plano. Entretanto hoje, devido ao teto de custeio, os empregados pagam quase 50% dos custos.
“O Saúde Caixa é uma das maiores conquistas dos trabalhadores do banco, um plano de saúde que tem diversas coberturas que os planos do mercado não têm, muitas delas, inclusive, acima da exigências da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)”, disse a dirigente da Contraf-CUT.